dieta energetica

Diversos alimentos são responsáveis por fornecer ao organismo pique e disposição, sobretudo os que elevam a glicemia sangüínea, como os carboidratos. Isso porque a glicose é o principal combustível para a produção de energia. No entanto, o impacto da alimentação nas taxas de glicose sanguínea é bastante variável, pois depende da velocidade com que esses alimentos são digeridos. Quanto maior o Índice Glicêmico (G.I.) do alimento, mais rápido será sua absorção, causando maior impacto ou carga glicêmica (C. G.). "Para fornecer energia ao longo do dia ou da prática de atividade física é de suma importância dar preferência à fontes de carboidratos com índice glicêmico de baixo a moderado, pois assim o açúcar será lentamente absorvido, mantendo os níveis glicêmicos por mais tempo", explica a nutricionista Roseli Rossi (SP). Dessa forma, a energia também se mantém mais constante. Porém, se o objetivo for repor energia de forma rápida pode-se optar pelos carboidratos de alto índice glicêmico. Para você saber o que consumir, acompanhe alguns exemplos:

como perder peso rapido e facil

1 - Arroz Integral: além de ser fonte de carboidratos, também possui vitamina B6, que ajuda a manter os níveis de energia e promover maior resistência a fadiga.
2 - Aveia: possui carboidratos complexos que são absorvidos lentamente pela corrente sanguínea, proporcionando sensação de saciedade.
3 - Banana: possui 3 açúcares naturais: glicose, frutose e amido, que são fornecedores de energia. Há relatos de que o consumo de 2 unidades é suficiente para fornecer energia suficiente para 90 minutos de exercícios.
4 - Batata Doce: é uma excelente fonte de carboidratos, de índice glicêmico bastante inferior ao da batata inglesa, portanto fornece energia de maneira mais prolongada.
5 - Guaraná: possui cafeína, substância que estimula o metabolismo e fornece energia.
6 - Quinua: é um alimento que oferece excelente reserva energética e contém altas concentrações de vitaminas do complexo B, sobretudo vitamina B6, que evita a fadiga.
7 - Levedo de cerveja: facilita a conversão de carboidratos em glicose. Também é fonte de vitaminas do complexo B.
8 - Mel de abelha: fonte de energia rápida, é um carboidrato simples, que ao chegar ao estômago é prontamente absorvido para a corrente sanguínea. É uma excelente indicação para atletas e esportistas que necessitam de pique extra. Pode ser consumido cerca de meia hora antes do exercício e também após a atividade.

Vitamina Power
Rendimento: 1 porção / 269,51 cal. por porção

Ingredientes:
1 ½ de leite de soja light
1 colher (sopa) de aveia em flocos grossos
1 colher (chá) de levedo de cerveja
1 unidade de banana prata
½ colher (sobremesa) de mel de abelha

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva a seguir.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “dieta energetica”

Leave a Reply

Gravatar